Desenvolvimento da Gestão Missioneira.




No século XVII, inicia-se no Sul da América Latina, um processo inovador de grande desenvolvimento, criando o sistema de reduções Jesuítico-guaranis, o que totalizou 30 Povoados Missioneiros sendo que no atual território do Rio Grande do Sul, tiveram suas fundações concentradas na segunda metade do século XVII, totalizando Sete Povos, e pelo menos mais 08 capelas que ficavam localizadas nos intervalos de um povoado a outro (conforme mapa 33), aproximadamente de 04 em 04 léguas de distância uma da outra, em meio as Estâncias de gado e ervais. Estas Capelas, supõe-se que serviam de local de descanso, pernoite e principalmente um local de contemplação a Deus, aonde os peregrinos que se deslocavam de redução para redução faziam suas paradas com segurança.

Como a principal missão da Companhia de Jesus em suas missões pela América, era a difusão da doutrina, a catequese, e o viver em comunidade. Esse processo de transculturação, gradativamente foi transformando o Guarani, e fazendo com que assimilasse os elementos da cultura européia transmitida pelos Jesuítas.

A vida comunitária nesta época era desenvolvida em função da Praça Missioneira e tendo como pano de fundo a magnífica Igreja, que seguia os padrões estéticos do barroco, que foi adotado pela Igreja Católica, como forma de encantar as almas. Conforme pregava René Huyghe, “se a arte pode seduzir a alma, perturbá-la, encantá-la nas profundezas não percebidas pela razão, que isso se faça em benefício da fé”.

Por cerca de um século e meio, desenvolveu-se uma cultura cujos remanescentes, reportam sua materialidade, em um alto grau de desenvolvimento, na área da arquitetura e das artes, na sua organização social e política.

O sistema de oficinas desenvolvidos pelos Jesuítas nas Reduções, transformaram os Índios em hábeis artífices metalúrgicos, tipógrafos, escultores, pintores, músicos, ceramistas, tecelões, fabricantes de instrumentos musicais, entre outras manifestações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A São Borja Missioneira - Um tesouro sob os nossos pês.

A Cruz Missioneira

Um Túnel Subterrâneo em São Borja