Um Túnel Subterrâneo em São Borja

Em 2007, foi aberto uma trincheira para instalação de tubulação telefônica junto ao meio-fio, em frente a Igreja Matriz e Prefeitura, onde foram encontrados vestígios das fundações da primeira Igreja de São Borja. Um fato curioso é que na época do achado ocorreu uma chuva em que encheu ambas as trincheiras.

Trincheira em frente a Prefeitura de São Borja cheia de água.

Trincheira em frente a Igreja Matriz quase vazia
A primeira foto mostra, em frente à Prefeitura, que a trincheira conservava-se cheia de água, enquanto que, a menos de 10 metros, na continuação da trincheira, em frente a Igreja (segunda foto), praticamente estava vazia. A dúvida é: para onde foi a água? Situações assim é que leva a comunidade a conjecturar a idéia de um túnel. Detalhe as fotos foram tiradas, praticamente no mesmo instante.

Segundo a arqueóloga Raquel Rech “é possível confirmar a existência de vestígios da arquitetura Jesuítica no subsolo do entorno da Praça da Matriz”. E para isso somente através de um Projeto de Escavação Arquieológica, nos moldes do que já foi feito em Santo Ângelo, é que se pode afirmar se realmente ainda há vestígios da redução, de 300 anos atrás, no centro da cidade. Esse tesouro subterrâneo pode gerar muita riqueza ao município através do desenvolvimento do turismo.

Matéria publicada na edição 01 do Jornal Armazém da Cultura de agosto de 2011.

Comentários

  1. Gortaria de falar com a arqueóloga Raquel Rech. tenho informaçoes valiosas!!! sobre o tunel subterraneo de sao borja.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A São Borja Missioneira - Um tesouro sob os nossos pês.

A Cruz Missioneira