Itinerários Culturais do Mercosul





 Foto: Caminho das Missões




No último dia 15 de setembro chegou em Santo Ângelo a primeira caravana internacional de peregrinos do Caminho das Missões, um marco na integração cultural de toda a nossa Região Missioneira, fruto do empenho de uma empresa da iniciativa privada que vem apostando no êxito em ações do desenvolvimento turístico de nossa região.

A Comissão do Patrimônio Cultural do Mercosul, vem debatendo ações neste sentido na esfera pública desde 2009, com os parceiros da América do Sul. Inicialmente articulou a criação de um anteprojeto, entre Brasil e Argentina, que tinha por ideia o desenvolvimento de ação-piloto na Região das Missões Jesuítico-Guaranis, que logo foi ampliado para abranger o território do Brasil, Paraguai, Argentina, Bolívia e Uruguai. Devido a região ter um forte perfil da presença jesuítica, o projeto com grande significado e relevância para a cultura sul americana foi intitulado de “Itinerários culturais do Mercosul”.

O conceito de Itinerário Cultural se refere a caminhos que ao longo do tempo exerceram sua influência cultural mediante a transculturação, e que produziram outros meios de expressão, diversos aos que na sua origem existiram em cada lugar. É um espaço físico definido pelo trajeto de um caminho que durante um longo período de tempo foi percorrido em ambos sentidos (de ida e de volta) e nele se produziram novas expressões culturais. Isto confere uma visão holística que enfatiza, a partir das distintas identidades, o trabalho conjunto pela identidade regional desde a diversidade e pluralidade da América do Sul.

Os países do Mercosul, trabalham em prol do desenvolvimento de planos e programas para a gestão, conservação e desenvolvimento do itinerário na região Jesuítica-Guarani, buscando integrar e socializar ações culturais para o desenvolvimento do projeto. Uma série de medidas já foram realizadas entre elas cabe destacar a distinção do caminho físico, os elementos que o conformam, e os aspectos imateriais que lhe conferem significado.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou recentemente um edital para selecionar o melhor modelo de gestão para desenvolver o roteiro de turismo religioso que une Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina e Bolívia. O objetivo é intensificar o turismo da Rota das Missões Jesuíticas. O projeto selecionado receberá quase R$ 2 milhões (US$ 500 mil) para criar um plano de comunicação, marketing e imagem e um concurso destinado à seleção de projetos privados de caráter inovador, voltados especialmente a microempreendedores individuais, pequenas empresas e startups ligadas ao turismo na região.

Desde o ano de 2006, temos alertado os municípios da região para que o Poder Público faça seu "tema de casa", valorize sua identidade missioneira, pesquise e potencialize seus resquícios jesuíticos-missioneiros, que a iniciativa privada acredite, se qualifique, e o cidadão conheça sua história, o momento chegou, e vai ganhar os municípios que estão mais qualificados para se integrar aos itinerários culturais, ainda dá tempo, precisa conhecimento e iniciativa.

São Borja é a ligação brasileira com as Missões Argentina e o elo com o Uruguai através da etnia primitiva os indígenas Charruas, encontra-se no centro dos interesses da Unesco, BID e Mercosul, possui fortes referências culturais, basta querer e se educar patrimonialmente.

·       José Fernando Corrêa Rodrigues – jfernandocorrea@yahoo.com.br - Administrado, Especialista em História das Missões, Mestre em Patrimônio Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A São Borja Missioneira - Um tesouro sob os nossos pês.

A Cruz Missioneira

Um Túnel Subterrâneo em São Borja